Marketing Jurídico: O Que É, Como Fazer e Estratégias [Guia 2023]

marketing juridico

Ao decidir abrir seu próprio escritório de advocacia ou atuar como advogado autônomo, o advogado tem necessariamente que aprender uma nova tarefa: como administrar um negócio. Na faculdade de direito, advogados aprendem apenas sobre a matéria jurídica, não sobre como administrar seu escritório de advocacia.

Para gerenciar seu próprio escritório de advocacia de sucesso, você precisará se tornar um especialista em relacionamento com cliente, contabilidade, gestão de um escritório e marketing, entre muitas outras habilidades não ensinadas na faculdade de Direito. No entanto, hoje em dia, aprender marketing jurídico é sem dúvida uma das habilidades mais importantes que você precisa desenvolver quando começa um escritório de advocacia.

Continue a ler este artigo para saber tudo sobre Marketing Jurídico.

CONTEÚDO

  1. O quê é Marketing Jurídico
  2. Antes de começar: ferramentes essenciais para qualquer escritório de advocacia de sucesso
  3. Como fazer o marketing jurídico: estratégias, táticas e planos para advogados
  4. Como promover seu escritório: criando um plano de marketing para escritório de advocacia
  5. Como converter visitantes em clientes

1. O quê é Marketing Jurídico

O Marketing Jurídico é o conjunto de técnicas utilizadas para fortalecer a imagem de advogados e escritórios de advocacia no meio digital, fazendo-os obter clientes organicamente pela internet, sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Em resumo, é o que impulsiona a imagem do advogado e atrai clientes que já estão procurando pelo seu serviço para o seu escritório.

Há 20 anos atrás as pessoas utilizavam as páginas amarelas para encontrar pelo serviço que buscavam. Hoje, mais de 50% dos seus potenciais clientes buscam por um advogado na internet.

O marketing jurídico envolve diversas técnicas, que incluem:

  • Otimização do SEO para busca orgânica
  • Otimização do SEO para busca local
  • Anúncio no Google (Google Ads/Pay Per Click)
  • Anúncio em redes sociais
  • Marketing de Conteúdo
  • Email Marketing

Estratégia de Marketing Jurídico: 12 Melhores Táticas para 2023

Começar a fazer o marketing jurídico para o seu escritório pode parecer uma tarefa difícil e complicada, mas perto dos seus benefícios, vale (e muito) os seus esforços. É assim que você pode aumentar o potencial do seu escritório e se distinguir no mercado jurídico supersaturado.

Um marketing jurídico de sucesso fará você a se destacar da concorrência e ajuda os clientes a encontrá-lo.

A boa notícia é que no Brasil ainda são poucos os advogados que estão atentos para este mercado, que tem o potencial de atrair centenas de clientes para o escritório diariamente, e sem ferir o Código de Ética da OAB. Assim, quanto antes você começar, mais ficará a frente de seus concorrentes.

2. Antes de começar: ferramentes essenciais para qualquer escritório de advocacia de sucesso

Antes de começar a desenvolver planos de marketing para promover o seu escritório de advocacia, você precisará construir um kit de ferramentas essenciais no marketing jurídico. Este kit deve conter ao menos sua marca, diretrizes de marca, perfil de clientes, uma ideia de como seu funil de marketing será e um ótimo site de advocacia.

Construa sua marca de escritório de advocacia

Tudo começa com a marca do seu escritório de advocacia, que basicamente deve transmitir o que você está vendendo. Obviamente você quer vender seus serviços de advocacia, mas qual é exatamente a sua área de especialidade? Como você quer que as pessoas vejam seu escritório de advocacia? Qual é a marca do escritório? Que tipo de experiência de marca você quer que as pessoas tenham?

Sendo um escritório de advocacia ou advogado autônomo, sua marca deve, no mínimo, transmitir valor, confiança e qualidade em como você vai melhorar a vida de seus clientes. Além disso, você deve pensar sobre a imagem, estilo e voz que você quer transmitir e como você pode fazê-lo de forma consistente.

O objetivo final disto é o reconhecimento instantâneo da marca e um sentimento positivo do potencial cliente ao interagir com o seu escritório de advocacia. Portanto, certifique-se de que sua marca e futuro cartão de visita reflitam você, sua área de especialidade e sua personalidade.

Depois de desenvolver sua marca, você deve ter clara a descrição da marca, voz e personalidade do seu escritório de advocacia, para que a pessoa responsável por desenvolver o marketing ou conteúdo saiba as especificidades do seu escritório e serviços.

Perfil do Cliente

Outro requisito essencial para o marketing jurídico é saber exatamente para quem você vai vender. Para isto, crie um perfil composto de "cliente ideal" que ajudará a orientar seus esforços de marketing. É uma descrição de um cliente ideal para sua advocacia. Você pode ter várias personas para sua advocacia, mas todas elas devem recair no mesmo funil de "cliente ideal" para você.

Crie pelo menos uma persona para cada serviço que você fornecer para ajudá-lo a criar marketing mais direcionado para seus serviços. Considere a demografia de suas personas, antecedentes, motivações e objetivos, e desafios ou pontos de dor. Você pode fazer isso por conta própria, ou com a ajuda de sua equipe e clientes. Pense em alguns perfis das qualidades do seu cliente ideal.

Desenvolvendo seu funil de marketing

Um funil de marketing de entrada para seu escritório de advocacia deve capturar as fases de conscientização, avaliação e conversão de sua jornada ideal para o cliente. O funil de marketing está simplesmente detalhando a jornada do seu cliente em encontrá-lo e contratá-lo como seu advogado. Pode ser dividido em três estágios:

1.     Estágio de conscientização: O cliente percebe que tem um problema e começa a fazer pesquisas para entender melhor e enquadrar seu problema.
2.     Etapa de consideração: O cliente começa a definir seu problema e está comprometido em pesquisar formas de resolvê-lo.
3.     Fase de decisão: O cliente começa a procurar um advogado para ajudá-lo com seu problema.
Seu funil de marketing será baseado em torno de seus perfis de cliente e como elas abordam cada etapa de sua jornada. Geralmente, seu funil se concentrará em atrair visitas ao seu site, potenciais clientes dessas visitas, qualificar esses potenciais clientes para determinar se eles estão prontos para contratar um advogado e transformar esses potenciais clientes em clientes reais.

Site do seu escritório de advocacia

A primeira impressão da maioria das pessoas sobre você e seu escritório será o seu site, então tenha certeza de que ele representa sua empresa. Além disto, assegure que ele é rápido, responsivo, bem projetado e seguro. No seu site, é essencial que inclua uma página "Sobre nós", "Advogado" ou "Escritório", contanto a sua história, sobre por quê você existe, e o que você faz melhor do que ninguém (seus diferenciais).

Site para advogados: o guia completo para você ter o melhor site de advocacia em 2024

Idealmente também deve conter uma página de área que lista os serviços que o seu escritório oferece, uma página que lista sua missão e valores, depoimentos de clientes, um blog, estudos de caso ou até mesmo uma FAQ (perguntas frequentes), entre outras páginas.

3. Como fazer o marketing jurídico: estratégias, táticas e planos para advogados

O marketing jurídico não deve ser casual ou excessivamente dependente de um só método. Deve ser estratégico e baseado em experimentos baseados em dados. Também é importante diferenciar as táticas, estratégias e planos. Como um escritório de advocacia, você precisa dos três.

Estratégias são abordagens de longo prazo para alcançar seus objetivos e táticas são ferramentas e métodos de curto prazo para alcançar seus objetivos. As estratégias são mais gerais, enquanto as táticas são mais específicas. Planos são como você executa suas estratégias e táticas para alcançar seus objetivos. Você vai precisar dos três para comercializar seu escritório de advocacia efetivamente. Ter os três também ajuda a visualizar melhor seus objetivos de marketing.

Por exemplo, você pode ter um objetivo de obter mais visitantes no site do seu escritório de advocacia através de pesquisas orgânicas. Neste caso, sua estratégia para conseguir isso pode ser focar em melhorar seu SEO. E suas táticas para alcançar o resultado desejado podem incluir a construção de links. Seu plano, então, será elaborar etapas mensuráveis para construir mais links de sites com autoridade para o seu site.

Seus objetivos, estratégias, táticas e planos mudarão com o tempo à medida que suas necessidades de marketing crescerem, mas é importante estar atento a eles para ajudá-lo a ter uma imagem mais clara de como levar seu escritório para onde você quer que ele esteja.

Existem várias maneiras on-line e off-line de comercializar seu escritório de advocacia e direcionar o tráfego para o seu site. Veja algumas:

Online (Marketing Jurídico Digital)

SEO

SEO é  otimização do mecanismo de busca. SEO é a prática de tornar seu mecanismo de busca do site amigável ("otimizando" sua página web) para ajudá-lo a classificar mais alto em SERPs (páginas de resultados do mecanismo de busca). Há uma série de fatores que vão para as melhores práticas de SEO, incluindo palavras-chave, links, considerações locais de SEO e metadados. Mas se você é novo no SEO, basta escrever cada página da web como se estivesse falando com uma pessoa, não com um robô, e você vai começar bem. Você também pode considerar terceirizar isso para um escritor freelancer que conhece SEO. 

PPC

Também conhecido como  pagamento por clique,estes são anúncios online que você paga quando as pessoas clicam neles. O exemplo mais famoso deles é o Google AdWords, que são os anúncios que você vê no topo da sua pesquisa no Google.
Uma coisa importante a ser notada com anúncios de PPC ou quaisquer anúncios que você coloca on-line ou em um boletim informativo por e-mail, é que eles devem sempre vincular a uma página de landing designada que é específica para o anúncio que você está usando. Para o e-mail marketing para os advogados trabalharem, sua página de destino deve refletir o que seu anúncio ofereceu. Por exemplo, se seu anúncio fosse para seus serviços de planejamento patrimonial e clicar em seu anúncio enviou seu potencial cliente para uma página sobre seu trabalho de acidente de trabalho, eles provavelmente perderiam o interesse e você perderia o negócio de alguém procurando um advogado de planejamento patrimonial.

Mídias Sociais

As mídias sociais  estão aqui para ficar e se você não está nas mídias sociais ou não tem pelo menos uma página no Facebook para sua prática, você não está aproveitando uma plataforma enorme com um público embutido. As mídias sociais podem ser usadas para se envolver e aprender mais sobre seus clientes, colegas, acadêmicos ou realmente qualquer pessoa em um nível mais genuíno epessoal,  seja organicamente ou através de anúncios. Quando se trata de mídias sociais para advogados, recomendamos que você pelo menos esteja no Facebook, Twitter e LinkedIn.  Estes são os lugares nas mídias sociais para advogados onde a maioria de seus clientes provavelmente passará tempo.

Benefícios das redes sociais para advogados

Diretórios Legais

Uma maneira fácil de ajudar a aumentar o SEO do seu site através do link building é listando sua empresa em  diretórios legais. Alguns diretórios são livres para se listar, outros são pagos.

Google Meu Negócio (Google My Business)

Uma ótima maneira de começar o seu marketing jurídico é reivindicar seu perfil no Google Business. Dada a quantidade de pessoas que procuram advogados através do Google sobre diretórios legais, reivindicar seu perfil no Google Business é uma maneira importante de ser notado online. É uma maneira de ser notado sem pagar por anúncios. Manter seu perfil atualizado, obter e responder a avaliações para sua empresa e adicionar uma seção de perguntas frequentes à sua listagem pode ajudar a aumentar seu SEO, ajudando você a obter mais visibilidade em SERPs (página de resultados do mecanismo de pesquisa).

E-mail marketing

O e-mail marketing  é uma ótima maneira de gerar novos e repetidos negócios. Você pode criar anúncios, boletins informativos, notificações e outros e-mails para enviar para aqueles em suas listas (segmentadas). O e-mail marketing para advogados, assim como qualquer outro esforço de marketing, requer consistência e uma revisita regular à sua estratégia.

Postagem de convidados ("guest post")

O postagem de convidados ou “guest post”  é outra ótima maneira de ajudar a gerar tráfego para o seu site. Para começar, crie uma lista de blogs que você estaria interessado em postar, confira a política de blogs de hóspedes e, em seguida, inscreva-se. Para aumentar suas chances de ser publicado, comece a construir um relacionamento com a organização primeiro, quando possível, pesquise e escreva ideias de postagens, siga as políticas de postagem de convidados da publicação e, em seguida, lance sua ideia!

Offline

Offline, ou tradicional, o marketing pode ser composto por outdoors, anúncios de TV e rádio, cartões de visita, cartazes, publicidade de e-mails de caracol e patrocinando equipes de T-ball de verão. Esse tipo de marketing é especialmente importante se você está tentando se estabelecer como um pilar em sua comunidade ou gerar referências boca a boca.

Você não deve confiar apenas no marketing digital ou tradicional. Você deve ter uma mistura de ambos em seu plano de marketing, já que apenas um ou outro não necessariamente forneceria o crescimento que você está procurando. E se algo não está funcionando do jeito que você quer, você sempre pode mudar e ajustar seu plano de marketing com base em suas necessidades e objetivos.

4. Como promover seu escritório: criando um plano de marketing para escritório de advocacia

Uma vez que você tenha sua marca, personas e site prontos, poderá começar a promover seu escritório. Mas a maneira como você promove seu escritório de advocacia dependerá de seus objetivos de marketing. E os seus objetivos de marketing, por sua vez, devem ser impulsionados pelo desejo de resolver os problemas do seu cliente ideal.

Aqui estão algumas dicas para decidir quais serviços são adequados para você:

Para geração de leads rapidamente:

  • Considere o pagamento por clique (Pay Per Click - PPC), em anúncios no Google e/ou redes socias. Embora possa ficar caro, o seu site aparecerá nas primeiras posições do Google rapidamente e muitos potenciais clientes verão seus anúncios nas redes sociais.
  • O ponto negativo neste caso é que se você parar de pagar, os seus anúncios não aparecerão, e seu site não aparecerá em destaque nas buscas no Google.

Para geração de leads no longo prazo:

  • Considere a campanha de SEO para aparecimento em pesquisa orgânica e local do Google, que são leads gratuitos e que poderão deixar seu site em destaque nas primeiras posições do Google por bastante tempo.
  • O ponto negativo é que, dependendo de onde você está começando e quão saturado o seu mercado está, levará tempo para começar a gerar leads. Este cronograma pode variar de 6 meses a mais de 1 ano.

Ter metas definidas em mente ajuda a criar um plano de marketing jurídico mais direcionado para que você possa atrair o cliente certo para o seu escritório e manter-se uma boa análise de marketing, KPIs (Indicador-Chave de Desempenho) e ROIs (Retorno Sobre o Investimento)  para ver se você está dentro do orçamento e dos prazos para suas metas. Uma vez definido seus objetivos, você precisa vincular cada objetivo a uma  métrica específica. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar o tráfego para o seu site, você deverá medir quantos visitantes vão para o seu site e como eles chegaram lá.

Algumas ferramentas úteis para medir suas métricas e resultados incluem o Google Analytics,que ajuda você a ver quantas pessoas visitaram, visualizaram e saíram páginas em seu site. Ele também pode acompanhar downloads, quanto tempo os visitantes ficaram em seu site e outras métricas de engajamento do site.

Os canais de mídia social têm seus próprios sistemas de relatórios para medir o engajamento, embora você possa usar sistemas de gerenciamento de mídia social para consolidar essas estatísticas em uma única fonte. Você também pode usar  CRMs  para obter informações sobre seus esforços de marketing. Se você não tiver um CRM em vigor e seu software de gerenciamento de gerenciamento de processos não fornecer esse tipo de relatório,  hubSpot ou Salesforce são opções de baixo custo que fornecem relatórios básicos em métricas valiosas.

Tudo bem mudar suas estratégias, táticas e planos à medida que seu escritório de advocacia cresce ou à medida que seus objetivos mudam. Basta estar atento de onde você está e onde você quer estar como você está reavaliando seus planos de marketing.

5. Como converter visitantes em clientes

Claro, todo esse marketing digital e offline é ótimo, mas você tem que ter uma maneira de fechar o negócio, de vender seus serviços, e captar os clientes. "Vendas" não precisa ser uma atividade ruim ou cansativa, tudo depende da sua técnica. "Vendas" simplesmente significa que você tem um processo em andamento que se alinha com o seu plano de marketing para que você possa captar seu cliente ideal. É parte do processo e desenvolvimento de negócios. Você colocou todo o tempo e esforço em seu plano de marketing, não ter um plano de acompanhamento para captar todos os potenciais clientes que estão interessados em contratá-lo seria jogar fora todo o seu tempo e esforço.

As vendas são idealmente a última parte do seu funil de marketing e processo. Marketing não é uma trabalho estável, quero dizer que você não pode simplesmente "configurá-lo e esquecê-lo." Mas precisa monitar constantemente e prestar atenção às suas métricas, seus objetivos e como seu plano de marketing está afetando seus resultados.

Continue melhorando as chamadas de ação em seu site. Tenha um formulário prontamente disponível quando as pessoas quiserem chegar até você. Certifique-se de que seus anúncios estão executando do jeito que você quer. Considere sincronizar seu site com um CRM para que você possa rastrear e acompanhar com leads que preenchiam seus formulários.

Conclusão

Marketing jurídico é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Você precisa ter um fluxo constante de pessoas se movendo através de seu funil para que você não fique sem novos clientes.

Lembre-se, seus esforços de marketing foram para atrair seu cliente ideal, não qualquer cliente. Você tem o poder de dizer "não" para pessoas que você não acha que se adequam ao perfil do seu escritório. Você não tem que trabalhar com todos que passam pela sua porta.

Nós somos especializados no desenvolvimento de designs jurídicos. Entre em contato para receber um orçamento ou saber mais!

Posts Recentes

Entre em Contato Conosco

Advogado, precisa profissionalizar o seu escritório? Entre em contato com um especialista!

Inscreva-se para receber as novidades e ficar por dentro de tudo!

Todos os Direitos Reservados © 2024 Sites para Advogados
Criado por | Legal Designs